Liderança Baseada em ValoresTodas as escolhas que fazemos em nossa vida é baseada em valores individuais. Tais valores são frutos de nossas experiências sociais, familiares, educacionais, etc. Quando uma pessoa procura um emprego, por exemplo, ela analisa as possíveis opções  em função de critérios pessoais: salário, segurança, benefícios (planos de saúde, previdência), função, natureza do trabalho, desafios e possibilidade de crescimento.

Cada empresa apresenta uma proposta diferente e a decisão do profissional é tomada com base em seus critérios pessoais, ou seja, seus valores individuais.

O que é mais importante: Salário ou estabilidade? A tarefa a ser executada ou a possibilidade de uma carreira promissora? Para muitas pessoas, a possibilidade de uma carreira é muito importante e pode definir toda a vida da pessoa.

Os valores são critérios absolutos, muitas vezes, se não em todas as vezes, mais importante do que apenas as qualificações acadêmicas ou histórico profissional.

Uma empresa, por exemplo, que valoriza que seu colaborador assuma riscos para vencer o desafio de conquistar novos mercados e clientes não pode direcionar para essa função um colaborador conservador que valoriza a estabilidade e segurança no trabalho. É bem provável que a implementação dessa estratégia não irá avançar, mesmo que tal colaborador seja competente, se não assumir os riscos necessários jamais atingirá os resultados esperados.

Estamos falando de uma suposição, como se fosse um caso isolado, mas agora imaginemos essa situação multiplicada por dezenas ou centenas de colaboradores. Se a empresa quer ser inovadora, liderar o mercado, desenvolver produtos e serviços diferenciados precisa alocar seus recursos humanos de forma com que cada colaborador crie valor onde se encontre.

Isso explica por que algumas empresas tem conflitos internos, pois não tem pessoas que partilhem valores, tanto valores pessoais, quanto valores baseados na cultura da empresa. A forma de trabalhar e as referências para a tomada de decisões cotidianas estarão em contradição com o que a empresa precisa para atingir sua visão.

Quando os valores dos colaboradores entram em conflito com os valores da empresa,  a execução da estratégia da empresa falha porque não consegue se alinhar seus valores.

Liderar com base em valores exige em primeiro lugar que cada líder conheça os valores das pessoas que compõe seu time. Desta forma conseguirá prever dentro de que parâmetro variará o comportamento de cada colaborador. A previsibilidade é a base da gestão;

Alinhar os comportamentos individuais dos colaboradores com os valores da empresa exige uma definição prévia baseada na cultura da empresa.

Nesse processo precisamos identificar os valores que influenciam o comportamento dos colaboradores e alinhar as atitudes e comportamentos de cada membro do time com a cultura da empresa, ou seja, seus valores.

 

Autor: Felipe Cardoso

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